sexta-feira, 29 de abril de 2011

Património museológico: Peça do Mês

2011 | 04 | 29
Este mês apresentamos uma aguarela da autoria de Seomara da Costa Primo, representando um elemento de botânica, Impaticus, datado de 1977.

Para saber mais sobre a peça, clique aqui.

NGC MOSTRA O MILAGRE DA VIDA NO DIA DA MÃEDomingo, dia 1 de Maio, às 21h30, no National Geographic Channel

In theWomb_13
O National Geographic Channel <http://natgeo.clix.pt/pt>  celebra o Dia da
Mãe <http://natgeo.clix.pt/pt/vida-no-ventre/videos/vida-no-ventre-promo-tv>
estreando um novo episódio da série
<http://natgeo.clix.pt/pt/vida-no-ventre/videos> 'Vida no Ventre'. Cada
recém-nascido é um milagre. Mas para alguns bebés, a luta pela vida começa
muito antes do dia em que nascem. 'Vida no Ventre: Luta Pela Vida
<http://natgeo.clix.pt/pt/vida-no-ventre/videos/vida-no-ventre-promo-tv> '
retrata quatro gravidezes
<http://natgeo.clix.pt/pt/vida-no-ventre/galerias/luta-pela-vida>
recorrendo a imagens de alta definição. Mostra também as vidas de quatro
famílias e quatro equipas médicas durante o período em que o futuro dos
bebés é ainda incerto.
Neste episódio de 'Vida no Ventre’ <http://natgeo.clix.pt/pt/vida-no-ventre>
o NGC <http://natgeo.clix.pt/pt>  mostra uma operação a um feto de 26
semanas para retirar tumor que tinha ligado ao seu cóccix. Acompanha também
os primeiros dias de uma família que dá à luz sêxtuplos muito antes de estes
estarem integralmente desenvolvidos. Outra das histórias mostra um caso num
milhão: um feto que se desenvolve fora do útero materno, ou seja no abdómen
da mãe. Por fim,
<http://natgeo.clix.pt/pt/vida-no-ventre/videos/vida-no-ventre-promo-tv>
'Vida no Ventre: Luta Pela Vida' documenta uma cirurgia fetal realizada a um
bebé com uma hérnia no diafragma.
Domingo, dia 1 de Maio, às 21h30, no National Geographic Channel
FIC_logo

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Centro de Arte Moderna

 tem três novas exposições que apresentam linguagens muito distintas. Universos subtis e oníricos de Koo Jeong A., uma antológica de Miguel Palma que transforma o museu numa espécie de laboratório, e a quase totalidade da obra fílmica e videográfica de Vítor Pomar.

Posición geográfica, extensión y accesos

La Ciudad del Vaticano está situada no lejos de la orilla derecha del Tíber, sobre un modesto altozano que forma parte de los Montes Vaticani (colina Vaticana) donde, en la época anterior al nacimiento de Cristo...

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Domingo da Ressurreição

En mensaje de Pascua, el Papa llama a los católicos a "caminar y cantar" junto a Jesús.

O nosso heroísmo

Que ele não se transforme numa mesquinha forma de táctica!

BEATO JOÃO PAULO II, PAPA


Carlos José Wojtyła nasceu em 1920 no lugar de Wadowice na Polónia. Ordenado sacerdote, continuou os seus estudos teológicos em Roma, depois dos quais regressou ao seu paíz onde exerceu diversos cargos pastorais e universitários. Foi nomeado bispo auxiliar de Cracóvia, e em 1964 Arcebispo do mesmo lugar. Tomou parte no Concílio Ecuménico Vaticano II. Eleito Papa a 16 de Outubro de 1978, com o nome de João Paulo II, distinguiu-se pela extraordinária solicitude apostólica, em particular para com as famílias, os jovens e os doentes, o que o levou a realizar numerosas visitas pastorais a todo o mundo. Entre os muitos frutos mais significativos deixados em herança à Igreja, destaca-se o seu riquíssimo Magistério e a promulgação do Catecismo da Igreja Católica e do Código de Direito Canónico para a Igreja latina e oriental. Morreu piedosamente, em Roma, a 2 de Abril de 2005, na Vigilia do II Domingo de Páscoa ou da Divina Misericórdia.

domingo, 24 de abril de 2011

Charlie Cox: "Agora tenho uma ligação especial com São Josemaria"

Reproduzimos uma entrevista ao actor Charlie Cox, que interpreta o papel de São Josemaria em 'Encontrarás dragões', no jornal espanhol "El Mundo". Cox explica que um actor devia ter uma carreira fora do comum e uma vida normal: “Luto por ter uma vida normal, por voltar sempre às raízes, à família, aos velhos amigos".

"Obrigado!": vídeo homenagem do UNIV ao Papa João Paulo II

"Obrigado!" É o que cada universitário que participa no UNIV diria a João Paulo II. Por isso, gravaram este vídeo em que rapazes e raparigas de diversas nacionalidades mostram o seu agradecimento (02'04'').



        http://www.opusdei.pt/art.php?p=43608

O síndrome pós-aborto

É experimentado pela mulher que recorre ao aborto voluntário e pelo pai da criança, que muitas vezes deixa sózinha a mulher grávida

A Consciência

O homem inteiro permanece ferido quando o seu agir se realiza contrariarmente ao preceito da sua própria consciência.

Tradição cristã e comunicação

GIOVANNI MARIA VIAN
Dimensão central no cristianismo, a tradição - termo e conceito teológico não por acaso muitas vezes não compreendido por perspectivas extremas opostas entre si - inclui sem dúvida também a transmissão comunicativa da fé. "É preciso saber ser antigos e modernos, falar segundo a tradição mas também em conformidade com a nossa sensibilidade. Serve dizer a verdade se os homens do nosso tempo não nos compreendem?", dizia em 1950 Monsenhor Montini a Jean Guitton.
A reflexão do futuro Paulo VI estava na realidade perfeitamente em sintonia com uma longa história, que começa com o proselitismo cristão dos primeiros séculos, criativo e apoiado por uma intensa circulação de textos. Portanto, também sob este ponto de vista, não obstante radicados estereótipos, a Igreja preocupou-se constantemente por transmitir com eficácia a notícia mais revolucionária, sintetizada pelos votos pascais dos cristãos orientais: "Cristo ressuscitou. Sim, verdadeiramente ressuscitou".
Face à modernidade comunicativa, a Igreja de Roma e os Papas demonstraram-se na vanguarda. Desde a entrevista de Leão XIII publicada na primeira página de "Le Figaro" de 4 de Agosto de 1892 - a primeira de um Romano Pontífice, aliás concedida a uma jornalista de tendência socialista - à sabedoria pastoral de Pio X, que ensinava catequese aos jovens das paróquias romanas no pátio de São Dámaso, até às decisões inovativas no âmbito dos mass media de Pio XI e Pio XII, relacionadas com o exórdio de rádio, cinema e televisão.
Também neste âmbito o Vaticano II e os Papas que o prepararam, quiseram e orientaram - Pio XII, João XXIII e Paulo VI - assinalaram uma mudança. Na crescente visibilidade, iniciada com as viagens de Montini nos cinco continentes e levada ao ápice pelo incessante itinerário mundial de João Paulo II, para mostrar além de qualquer aparência a cruz de Cristo no mutável e dramático panorama do mundo: stat crux dum volvitur orbis.
Há seis anos Bento XVI - que dedicou a vida ao serviço da verdade e precisamente por isso quer a mídia do Vaticano mais eficaz e presente - se preocupa por explicar a tradição: para ser compreendido por crianças e idosos, jornalistas e fiéis, intelectuais e políticos. Fá-lo hoje respondendo na televisão, pela primeira vez, a perguntas provenientes de todas as partes do mundo. Para manter unidas fé e razão, demonstrar amizade a todos. Na continuidade da tradição cristã.