De: José Ribeiro e Castro
Enviada: quarta-feira, 4 de Janeiro de 2012 09:11
Para: 'José Ribeiro e Castro'
Assunto: - novo ciclo na Livraria Férin | programa
ANEXO
Em Portugal, certamente na Europa, seguramente no Ocidente, porventura no mundo inteiro, vivemos tempos de grandes interrogações. Andamos todos em busca de um «novo paradigma» como se fora o Santo Graal deste tempo.
A crise não parece meramente passageira, antes gera abundantes e profundas perplexidades. Coletivamente, é como se as pessoas estivessem com a sensação de se ter enganado algures no caminho, se sentissem perdidas ou apenas arrastadas e andassem à procura de um novo rumo ou novos rumos. Esta crise é também sinal das limitações e do esgotamento da política-espetáculo. Como diz Adriano Moreira, andamos «necessitados de descobrir as causas das consequências que nos acontecem». Os princípios, as doutrinas, as ideologias estão de volta.
Depois da tertúlia diplomática «Portugal, a Europa e o Mundo», que prossegue mensalmente e para que em breve enviaremos novo convite, a Livraria Férin e «Avenida da Liberdade», agora com o patrocínio do jornal i, iniciam um novo ciclo de reflexão e debate, desta feita virado para a política e centrado em livros de referência. «Política e Pensamento: a Voz dos Livros» pretende ajudar a refletir sobre grandes livros que inspiraram o pensamento humano e político ou foram sinal forte de intervenção nos últimos anos, tentando lançar um novo olhar sobre os tempos que atravessamos e, porventura, encontrar explicações e inspiração. É um ciclo da política com ideias, um
ciclo de debates para a política com ideias.
No cenário clássico da Livraria Férin, na Baixa de Lisboa (ao Chiado), conforme se pode ver detalhadamente no programa em anexo, Pedro Lomba, Álvaro Santos Pereira, João Salgueiro, Carlos Magno, Mário Soares, Carlos Moreno, João Carlos Espada, João Pereira Coutinho, José Manuel Fernandes, D. Manuel Clemente, Jaime Nogueira Pinto, Miguel Morgado e Viriato Soromenho-Marques irão refletir e debater connosco diferentes livros de intervenção sobre a crise económica e financeira, a construção europeia, a emergência da China ou grandes clássicos sobre a Doutrina Social da Igreja, as revoluções americana e francesa, o pensamento conservador, o comunismo, o
capitalismo, o espírito descobridor, a condução do Estado, o humanismo personalista, o federalismo, o choque das civilizações, o dito «fim da História». Uma segunda série do ciclo está já em organização, para se iniciar em 17 de setembro.
Dentro de dias, enviaremos o convite para a sessão de estreia, no próximo dia 9 de janeiro, segunda-feira, pelas 18:30 horas, com Pedro Lomba, para nos apresentar o «Compêndio da Doutrina Social da Igreja», da autoria do Conselho Pontifício "Justiça e Paz".
Esteja atento à programação deste ciclo. Passe palavra aos seus amigos.
Contamos consigo.
Henrique MOTA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário