terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Prémio Calouste Gulbenkian

Candidaturas começam a 15 de fevereiro e terminam a 15 de abril


Prémios Gulbenkian 2012

No dia 20 de Julho, a Fundação Gulbenkian atribuirá o primeiro Prémio Calouste Gulbenkian, no valor de 250 mil euros, a uma instituição ou a uma pessoa, portuguesa ou estrangeira, que se tenha distinguido pelo seu papel na defesa dos valores essenciais da condição humana.

A receção de candidaturas, nacionais e internacionais, começa no dia 15 de fevereiro e termina a 15 de abril.

O prémio anual terá a duração de cinco anos e as candidaturas serão avaliadas por um júri presidido por Jorge Sampaio. A decisão final caberá ao Conselho de Administração da Fundação.

Este Prémio surge em substituição dos cinco prémios Gulbenkian atribuídos entre 2007 e 2011, nas áreas dos Direitos Humanos e Ambiente, da Arte, Ciência, Beneficência e Educação. Criados para assinalar o cinquentenário da Fundação, em 2006, os Prémios Gulbenkian distinguiram mais de três dezenas de pessoas e instituições ao longo de cinco anos.

Este novo Prémio Calouste Gulbenkian, tal como anunciado pelo presidente da Fundação a 20 de Julho do ano passado, tem uma maior dotação orçamental, âmbito mais alargado e distinguirá uma pessoa ou uma instituição, independentemente da sua nacionalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário